domingo, 9 de outubro de 2011

Continue Marchando - Êxodo 14

Moisés deteve o lugar de maior importância no êxodo e nas jornadas pelo deserto. Sua importância  é particularmente destacada quando o próprio êxodo se torna compreendido.  O êxodo do Egito foi um evento redentivo na história de Israel, comparável a nenhum outro evento posterior registrado na Escritura. Foi um acontecimento estupendo. O êxodo foi antes de tudo o cumprimento das promessas que Yahwéh dera aos patriarcas. Quando Deus pactuou com Abraão, prometeu numerosa semente que herdaria a Terra Prometida e habitaria nela.  Yahwéh também  esclareceu que a semente, antes de possuir a terra, tornar-se-ia uma nação, seria oprimida nos confins de uma terra estranha e finalmente “sairia” quando o julgamento viesse àquela terra. A libertação prometida era claramente uma promessa pactual. Cumprir a promessa era cumprir o pacto.
Explorando o texto: a)Vers.1,2 - O caminho que o povo de Israel fez: Esse movimento que o povo fez de se acamparem em frente de Pi-Hairote, foi provavelmente  em círculo pela direita em direção ao sul, sendo que o Mar Vermelho ficava à esquerda deles. Esse movimento, que fez parecer frustrar sua fuga, foi designado por Deus para que viesse a operar uma libertação ainda mais miraculosa e viesse a fazer uma destruição ainda   maior  entre os egípcios. b)Vers.3 a 5 - Deus comanda o problema e o agrava:  Foi faraó que perseguiu o povo de Israel? Não, mas Deus o impulsionou a isso, era a Sua vontade, com um objetivo muito claro: “serei glorificado em Faraó” . Spurgeon disse certa vez em um sermão :  “Os crentes, nas circunstâncias mais adversas e complicadas, em meio as mais duras provações, crêem que Deus em Sua Soberania ordenou as Suas aflições, que Ele as dirige soberanamente.”   c)Vers.10 a 12 - Falta de fé e confiança em Deus.: Israel já tinha visto poderosos milagres, mesmo assim murmurava, e sempre de forma irônica, zombando, não crendo, sempre duvidando, o povo de Deus sempre fez isso. Não é diferente de nós, em nada diferente. Como o povo de Israel, sempre antes de crer na ação e no controle de Deus , duvidar dEle é nossa primeira atitude.  d)Vers. 13 a 14 - Demonstração de Confiança: Quem é que manda realmente ?  É Deus , a atitude correta é ”aquietai-vos”  isto significa “ficai firmes”. Fique quieto e creia , lembre-se  quem é o Senhor teu Deus . Não murmure, não reclame, não olhe para si mesmo, porque quando você olha para dentro de si , sabe qual é  a sua atitude?  É de pena , pena por ver sua incapacidade e incompetência. Não olhe para você olhe para Deus. Aquiete o seu coração e faça a vontade de Deus.  Veja a atitude de Moisés.  e) Vers. 15 a  17 - A questão da fé: Moisés demonstrou fé e falta dela . Deus ordenou “Marche”. A oração deve ser acompanhada por  ação. Temos que crer no que ouvimos de Deus - isso é agir.  f) Vers. 28 a 29 - Problemas e vitórias ocorrem juntas: Deus queria que o povo visse o que Ele estava fazendo, no mesmo lugar que o livramento  estava ocorrendo o problema os perseguia. Da mesma forma isso ocorre conosco. g) Vers. 30 a 31 - Nossa atitude em relação a Deus: No final das contas o que Deus quer com tudo isso?  Uma única atitude demonstrada em dois pontos : Temor e Confiança no Senhor, o Deus do Pacto, o que cumpre Sua promessa .
Aplicação : I  - Deus quer que encaremos a realidade da vida com Ele. Quer que o reconheçamos como Senhor único. II - A realidade de nossa vida com Ele , é marcada por:  grandes lutas ; problemas sérios; desespero, frustrações e falta de fé ; mas é marcada também  por ação em confiança nEle. Conviver com situações terríveis e ao mesmo tempo ter o olhos postos no livramento e , depois de tudo isso, nossa  vida com Deus é marcada por temor que devemos ter em relação a Ele, seguido de uma confiança verdadeira.  III - Calvino disse certa vez : “Um crente pode ficar cercado de temores, e ainda desfrutar da mais doce segurança, enquanto considera, por um lado, a sua  própria inutilidade, e por outro lado, a fidelidade de Deus”.  IV - O que realmente deve confortar você na vida, é o único Deus que se revela claramente em Sua Palavra  mostrando o que Ele requer de todos nós- Dt 10.12-13 : Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?”                                               Rev. Nelson, seu pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário